Tradições e costumes indígenas

Padrão
índia
 As índias são responsáveis em muitas tribos pela produção de cerâmicas e pela colheita (Foto: Agência de Notícias do Acre)

Você sabe por que você toma banho todos ou várias vezes por dia? Sabe também porque utilizamos chás para o bem estar do corpo ou para curar algum tipo de doença? Pois bem, esses costumes chegaram até nós através dos índios.

Esse povo, como nós já sabemos, foi um dos primeiros a habitarem o Brasil. Antes da chegada dos portugueses, eles já conviviam nesta terra em plena harmonia com a natureza e com o passar dos anos passaram e perpetuaram algumas de suas tradições para nós. Por isso, hoje, nós vamos homenagear e conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena e seus costumes.

Antes de mergulhar na cultura desde povo, você precisa entender que cada tribo indígena possui hábitos próprios, porém a maioria delas praticam algumas tradições comuns.

A divisão de trabalho, por exemplo, segue basicamente critérios de idade, sexo e acumulo de conhecimento. Os homens são responsáveis pela caça de animais selvagens, pela proteção da aldeia e pela produção de ferramentas. As mulheres devem cuidar dos filhos, das plantações, produzir objetos de cerâmicas e redes. O cacique é chefe político e administrativo da aldeia. Já o pajé atua como uma espécie de médico e curandeiro, além de, é claro, repassar aos mais novos as tradições por meio da oralidade.

Muitas tribos indígenas modificaram o modo vida depois do contato que tiveram com o ‘homem branco’. Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Gostou? Confira abaixo uma pequena lista de mais costumes dos índios herdados pelos brasileiros.

Costumes e tradições 

- Tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos;
- Se alimentar de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes);
- Realizar cerimônias e rituais com muita dança e música;
- Treinar as crianças desde pequenas para as atividades que deverão desempenhar na vida adulta;
- Realizar rituais de passagem entre a fase de criança e a adulta;
- Fazer objetos de arte (potes e vasos de cerâmica, máscaras, colares) com materiais da natureza.

Por Mayra Lopes

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s